FÉ: DESESPERO, EXPECTATIVA E OBEDIÊNCIA


“Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi. Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera. Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe. E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós. E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos. Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho”. (Gn 22.2-8)

          Quanto mais  observo  esta cena tão dramática, mais sou convencido a rever meu conceito de fé. E por incrível que pareça, não necessariamente pela força desse Abraão filho de Deus, mas pela fraqueza de Abrão pai de Isaque. É fácil olhar para Abraão como um homem que praticamente “inventou” o exercício da fé. “Abraão, o herói da fé... Abraão, o pai da fé!”. Mas não é assim que, hoje, percebo este episódio nem este homem. As falas de Abraão e sua movimentação parecem sugerir algo mais profundo e mais humano do que uma fé inabalável e robótica. De alguma forma esse caso diz que fé tem muito a ver com desespero e expectativa do que certezas e seguranças.
          Observe que em meio às grandes porções das narrativas de Gênesis, o autor descreve esta porção em quadros menores, de modo que cada detalhe está carregado de significado. A cena se inicia com o estranho pedido de Deus, que cuida de destacar algo: “toma teu filho... a quem amas”. É como se Deus estivesse dizendo a Abraão que sabe muito bem o que está pedindo. Em seguida, Abraão tem tempo de passar a noite com aquelas palavras. Penso que é aqui que começa o desespero. Pois, quanto mais Abraão calcula a dimensão da loucura e da dor do que Deus havia exigido, mais ele reafirma sua obediência. Assim, convicção e desespero caminham juntos dentro de seu peito.
          O próximo quadro nos mostra Abraão preparando com cuidado tudo que precisará para cumprir o pedido divino e por último, foi cortar a lenha. Consegue imaginar como esse pai está fazendo isso? Cada pedaço de madeira em sua mão significa a morte de seu garoto! Quanta incompreensão um coração consegue suportar? Certamente Abraão explorou os limites da ansiedade. Após isto, ele foi!
         O que nos é relatado a seguir permanece absolutamente intrigante. Quando vê Moriá, após uma desapressada caminhada de três dias, ele pára seus empregados e diz que logo voltarão. Prestaram atenção nesta palavra? É um plural. Abraão está dizendo que não voltará só. Na sequência Isaque o questiona sobre o cordeiro a ser sacrificado. Então Abraão fala algo novamente intrigante. Com todo o provimento para sacrificar o filho, com passos obedientes e firmes ao local de holocausto, é que ele foi capaz de responder: “filho, Deus proverá um cordeiro”. Como assim? Deus foi claro, Abraão sabe disso. É exatamente por isso que ele está ali com seu filho. Neste momento é que percebo o desespero em meio à obediência. E isto é fascinante!
          Abraão não está fazendo outra coisa a não ser dizer a seu filho que não entende aquela situação, mas que conhece seu Deus, sabe que ele é digno de confiança, e que ele é bom. O que o desespero de Abraão é capaz de nos ensinar a respeito da fé, é que a obediência não pode ser justificada por  garantias esclarecidas. Ensina-nos que ter fé é, ainda que não compreendamos, ter toda expectativa em Deus. Ensina-nos que a fé pode até nos levar ao desespero, mas será ao mesmo tempo em que nos levará à presença de Deus. Ensina-nos que o caminho da obediência ao Senhor pode sim, ser atravessado com passos trêmulos como os nossos, mas que parte rumo a um Deus que nos considera, no começo, durante e fim da jornada. que sempre será uma jornada de fé.

Comentários

  1. Nó, então você é blogueiro também...

    ResponderExcluir
  2. Uma vez, para não dizer milhares, ouvi que cristãos deveriam exalar o bom perfume, ou seja, deveriam ser pessoas agradáveis com quem todos, sendo ímpios ou justos, querem estar. Por quê?
    Por que alguém diria isso? Esse é o melhor que alguém pode ganhar de Cristo? Estaríamos então sendo chamados para pregar Cristo Jesus que fez de nós mais populares e queridos? Que nos ensinou uma moralidade infalível? Talvez. Afinal, quem não se impressionaria com eloqüência, inteligência e serviço? Mas é disso mesmo que se trata o evangelho? De uma carnalidade com a promessa de ser constantemente alimentada?
    Ouvimos que as pessoas devem aceitar Jesus em seus corações para que o vazio existencial seja preenchido. Deus é isso? Um complete a frase? Eu coloco o nome de Deus na minha camiseta, no adesivo do carro e digo que eu vivo para Ele? Basta responder a pergunta “Quem é que me abençoa?” e torcer com fé para a minha oração ser sorteada?
    Somos corruptos. Pecamos. Afundamos gerações com o pecado e ainda dizíamos que a razão era nossa, que a Lei de Deus era tolice e que queríamos mais do próprio pecado. Mas um dia, por misericórdia e desejo do Pai, os nossos olhos foram abertos para contemplar a majestosa supremacia de Cristo Jesus. Tamanha vergonha e peso estavam na cruz que só o Filho de Deus poderia passar, mas tamanha é a supremacia do Filho do Homem que ressuscitou. Arrependemos-nos e cremos no Filho, e assim temos a salvação.
    Não nos achegamos a Cristo pelo vazio existencial em nós, mas por que Ele é tudo, é o início de toda existência, é a nossa redenção. Nossa maior glória e presente é sermos aceitos por Ele, é o grande e misericordioso privilégio de o reconhecermos como O Senhor. Não confiamos na nossa eloqüência ou nos nossos carros, mas no Senhor, nosso Deus, que está acima de todas as coisas.
    Não somos dos que irão proclamar o nome do Senhor esperando o ressoar dos aplausos cantando para os nossos egos. Não esperamos que as pessoas digam olha como Deus o abençoa, agora ele tem um carro, um emprego e trata bem os pais. Queremos morrer todos os dias, queremos que a nossa carne seja esmagada pela gloriosa presença de Deus. Queremos que Deus seja glorificado, queremos dizer o quanto Ele é grande e o quanto nossa alma o deseja.
    Irmão, que o mundo se escandalize com tamanha presença de Deus. Que o mundo diga, ele não tem nada que não seja Deus.
    Feliz aniversário, Giovanni Zardini.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRÊS GOTAS DE COLÍRIO PARA ASTIGMATISMO ESPIRITUAL

Pensando na abrangência de Mc 1.9-12

A SUBVERSÃO DA RESSURREIÇÃO, PARTE 3