Ore até que você ore!


"Jacó chamou o lugar de Peniel, pois havia visto ali Deus face a face, e sua vida foi salva".
 Gn 32.30

O que estava acontecendo no vale de Jaboque era, na verdade, uma oração. Oração de um homem exausto e farto de sua própria insinceridade diante de Deus. Naquela madrugada Jacó percebeu que tinha a oportunidade de se despir de toda aparato social e maquiagem do coração, e, assim, simplesmente ter um tempo de honestidade na presença do Senhor. Então, insistiu, lutou e se apegou a ela.
Há um conselho puritato que precisamos refletir em nossos dias, que diz: “ore até que você ore”. Certamente não está sugerindo a persistência, por si somente, como uma característica de nossa vida de oração. Apesar de que já não seria uma má ideia, afinal esta é uma clara e repetida ênfase bíblica. Elias orou sete vezes pela chuva antes que visse qualquer sinal de nuvem no céu. Jesus, por vezes a incentivou – um bom exemplo é a parábola em Lc 11.5-13. Além do mais, ele mesmo ora três vezes consecutivas acerca de uma mesmo assunto na ocasião do Getsêmani.
Se por um lado, algumas pessoas precisam aprender que Deus nunca se impressionará com orações longas, e não se inclinará a nos ajudar apenas por que somos tagarelas, por outro lado, outras tantas pessoas precisam entender que Deus não se interessa na brevidade das orações que nada mais são do que negligência disfarçada. Há frivolidade em nos dois casos. E Deus permanece desinteressado em ambos.
Todavia, o que os puritanos queriam de fato dizer é que, em cada momento específico, precisamos orar tanto e com tal honestidade, até que tenhamos a coragem abandonarmos toda formalidade e irrealidade que maquiamos em nossa vida espiritual, tão freqüentes e tão perturbadoras em nosso relacionamento com Deus. Se mantivermos o hábito de orar por apenas alguns minutos, como quem dá por cumprida uma tarefa ordinária, dificilmente entraremos no espírito da oração e não desfrutaremos das delícias da presença de Deus.
Se entregue um pouco mais a momentos a sós com Deus. Apegue-se à oração quando a for fazer. Encare cada momento de oração como uma oportunidade, oportunidade qual a de Jacó.  E, certamente, você poderá ver cada vale em sua vida se transformar em Peniel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRÊS GOTAS DE COLÍRIO PARA ASTIGMATISMO ESPIRITUAL

Pensando na abrangência de Mc 1.9-12

A SUBVERSÃO DA RESSURREIÇÃO, PARTE 3