TRÊS GOTAS DE COLÍRIO PARA ASTIGMATISMO ESPIRITUAL

Nm 13 e 14
Pessoas que sofrem com a imperfeição visual chamada astigmatismo, de um modo geral, enxergam os objetos próximos e os distantes de forma distorcida, sobretudo as imagens em profundidade. Trata-se de um mal muito comum entre os seres humanos. A boa notícia é que pode ser facilmente corrigido ou curado com o auxílio de lentes ou cirurgias oftalmológicas.
Contudo, infelizmente, não são apenas os olhos do corpo os que são acometidos com este tipo de enfermidade. Tão comum quanto, é a dificuldade dos olhos da fé do povo de Deus enxergar com profundidade, clareza e bom foco a mão de Deus em meio às circunstâncias complexas da vida. Basta a menor nuvem apontar no céu de nossos dias, que a visão da alma se turva, embaça e escurece em meio às sombras da murmuração.
Foi assim no êxodo do Egito*, continua sendo em nossos dias. Deus se revela graciosamente a aquele povo disperso e acomodado – apesar de aflito e sofrido –; realiza sinais, milagres e prodígios para provar seu poder e interesse em resgata-lo; provê liberdade, comida, liderança, destino, e propósito, rumo a uma terra que “mana leite e mel”; e permanece insistentemente presente, cheio de paciência, perdão e apego. E mesmo assim esse povo não o enxerga.
Diariamente, da mesma forma que o povo de Deus nas narrativas de Números, perdemos o foco em Deus. A companhia cuidadosa desse Deus é desfocada em prol do vislumbre das dificuldades do dia. Das tribulações e ansiedades da vez. A voz do Deus vivo, real e Pai, é distorcida pelos vultos de nossas murmurações. As cores de seu amor e poder sobre nosso cotidiano permanecem invisíveis aos olhos ansiosos e insensíveis ao Espírito que é Santo e tão participativo.
Precisamos de pelo menos três gotas de um bom colírio bíblico nos olhos de nossa alma, para enxergar Deus, para ver com esperança. Primeiro um pingo de memória para visualizarmos o passado e distinguir toda graça, presença e providência divina em nossa história, mesmo nos dias mais escuros – nos esquecemos com facilidade das bênçãos recebidas. Em seguida, uma gota de arrependimento e sensibilidade para enxergarmos o tamanho de nosso ego, a dureza de nosso coração e cegueira de nossa dependência em Deus – precisamos de perdão, sempre precisamos. Por fim, um pingo de esperança para olharmos adiante e vermos que existem promessas de Deus para vida. Percebendo que elas nunca saíram do lugar – os propósitos de Deus podem nos revelar novas perspectivas.
Precisamos de olhos que vêem e distinguem o Deus bíblico em nossa história, envolvido em nossos dias, dos mais límpidos aos mais nebulosos, interessado em nossa felicidade, e focado em nosso futuro, com ele. Que você possa ver com olhos da fé. Que você possa vê-Lo, nítida e claramente. Que seus olhos tenham foco!
*Leia os livros de Êxodo e Números na Bíblia para observar isto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pensando na abrangência de Mc 1.9-12

A SUBVERSÃO DA RESSURREIÇÃO, PARTE 3